1. A mais famosa: Alcatraz
Cenário de diversos filmes de Hollywood e conhecida por não ter registrado uma única fuga em seus 29 anos de funcionamento, até 1963, Alcatraz é considerada a prisão mais famosa do mundo. Situada na ilha homônima, no centro da baía de São Francisco, na Califórnia, é hoje uma atração turística administrada pelo Serviço de Parques Nacionais.
Seus milhares de visitantes diários podem conhecer e fotografar a cela que o mafioso Al Capone ocupava quando foi encarcerado, em 1934. O procurador-geral na época, general Robert F. Kennedy, decidiu fechar “A Rocha”, como era conhecida popularmente, devido ao custo de manutenção, três vezes mais alto que o das outras prisões.
2. A mais ecológica: Bastøy
A antítese da ADX está na ilha Bastøy, na Noruega, cuja penitenciária homônima é famosa por ser a mais ecológica do mundo. O edifício recicla materiais e reduz suas emissões de carbono com painéis solares, que suprem cerca de 70% da energia necessária.
Nas hortas da penitenciária, os presos cultivam seus próprios alimentos orgânicos, livres de pesticidas. Os detentos também podem praticar atividades ao ar livre, como tênis, equitação e até natação, quando as águas do Mar do Norte esquentam no verão
3.. A mais luxuosa do mundo: Justizzentrum Leoben
Além de Bastøy, outra penitenciária onde os presos vivem com conforto é a Justizzentrum Leoben, na Áustria. Considerada uma prisão “cinco estrelas”, abriga um tribunal e tem capacidade para 205 reclusos.
No edifício de vidro e aço inoxidável, as celas são individuais e as áreas comuns oferecem facilidades dignas de um hotel. A Áustria é um dos países com os menores índices de violência do mundo, e a grande maioria dos crimes consiste em roubos e fraudes.
4.. A mais povoada: Kresty
Já a prisão de Krestey aloja bem mais de dois prisioneiros. Embora tenha capacidade para três mil reclusos, sua população passa de dez mil. Cada detento dispõe de apenas quatro metros quadrados e quinze minutos por semana para tomar banho.
Situada em São Petersburgo, na Rússia, é a mais superpovoada do planeta, embora não ofereça as piores condições de confinamento – triste mérito de algumas prisões africanas de países com governos ditatoriais.
Em 2006, o ex-presidente Vladimir Putin anunciou que a penitenciária seria transferida para uma nova instalação no Distrito Kolpinsky – mas até o momento, ela continua em funcionamento.
5. A mais divertida: Cebu
Para completar o ranking, a prisão de Cebu, nas Filipinas, destaca-se por abrigar os detentos “mais divertidos do mundo”.
Depois de assistir ao filme Um Sonho de Liberdade, o diretor da penitenciária achou que a música seria uma boa terapia e criou um programa que ensina coreografias aos presidiários. Elas são apresentadas em eventos culturais ou de caridade, em que os espectadores podem tirar fotografias com os “astros” e comprar suvenires.
A iniciativa fez tanto sucesso que conta com a participação de mais de mil presos. Uma das apresentações gerou o vídeo acima, um dos mais vistos do Youtube.
Por mais intrigante que seja, ninguém quer passar muito tempo dentro de uma prisão. É o que demonstram os protagonistas de Prison Break em sua quarta temporada, todas as quartas, às 21 horas, no Investigação Discovery.
discoverybrasil
Nenhum comentário :
Postar um comentário
Obrigado pelo(s) seu(s) comentário(s)