Prof. Luciano Ribeiro
Trabalhar em grupo não é a melhor maneira de
alguém trabalhar por você ou um jeito terrível de você ter de trabalhar por
outras pessoas.
O trabalho em grupo é
uma oportunidade de construir coletivamente o conhecimento. Por meio dessa
prática, o aluno se relaciona de modo diferente com o saber. É um momento de
troca, em que a criança ou adolescente se depara com diferentes percepções. Não
é de hoje que os educadores valorizam o trabalho em grupo como estratégia
importante para o aprendizado. Os estudos sobre desenvolvimento intelectual do
psicólogo bielo-russo Lev Vygotsky, no início do século XX, atribuíram um papel
preponderante às relações interpessoais no processo de aquisição do
conhecimento. Ao longo do século passado, pensadores como Piaget, Vigotsky e
Paulo Freire mostraram que a aprendizagem depende de uma ação de mão dupla e
essa interação não se resolve pela mera passividade.
Trabalhando em equipe,
o estudante exercita uma série de habilidades. Ao mesmo tempo em que estuda o
conteúdo das disciplinas, ele aprende a escolher, a avaliar e a decidir.
Se a prática é aplicada
nos anos iniciais da escola, as crianças aprendem a trabalhar coletivamente e a
escutar seus pares desde cedo. Assim, desenvolvem sua autonomia.
Nenhum comentário :
Postar um comentário
Obrigado pelo(s) seu(s) comentário(s)