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quarta-feira, 24 de julho de 2013

Educação Não é Mercadoria

Redação: Surfando Com a Notícia  
Prof. Luciano Ribeiro
                                  


No mundo pós-moderno, qualquer pessoa pode ter seu diploma, desde que possa pagar pela obtenção do mesmo. O sonho pessoal de se formar em um curso universitário se tornou uma possibilidade franqueada a todo individuo capaz de pagar a mensalidade de uma instituição de ensino. Inúmeras facilidades são oferecidas, de modo a agregar cada vez mais estudantes nos bancos universitários, nessa realidade educacional capitalista. O dinheiro é o foco de tudo, e o lucro, seu objetivo principal.

Uma vez ingressado nessa estrutura educacional permissiva e flexível nos processos de avaliação, ou seja, “uma vida academicamente fácil”, pois nessas instituições o índice de reprovação é mínimo no decorrer da graduação, o estudante, mantendo o pagamento das mensalidades em dia, tem a certeza de que ao final do curso receberá um diploma, visto que, este lhe abrirá com mais “facilidade” as portas para um emprego com mais qualificação, exigido no mercado atual.
No comércio educacional, o cliente é o estudante e se o mesmo for reprovado pelos professores irá procurar outra instituição universitária para seguir sua frágil trajetória acadêmica, pois quando ocorre uma reprovação a culpa é do professor. No sistema comercial de ensino, o professor é vitima constante, pois todas as dificuldades do aluno convergem ao docente; afinal o “aluno paga, logo tem que passar”
Ao avaliar o estudante, a instituição de ensino não exige deste o parâmetro adequado ao nível intelectual de um curso acadêmico e ele acaba por perder qualquer parâmetro avaliativo em sua intelectualidade, enfraquecendo a sua capacidade de pensar, continuando a ser um individuo alienado, pois este estuda apenas pelo saber técnico para se tornar um profissional competente, bem situado no mercado de trabalho e, de modo algum, em se tornar um sujeito crítico.


O ensino universitário privado adepto da comercialização do conhecimento, tende a prejudicar o amadurecimento existencial do estudante, pois preza por uma educação baseada na competência material.  Dessa maneira, a educação no Brasil está sendo alcançada por muitos, porém, a qualidade está longe de ser á ideal para os parâmetros a nível mundial.

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