Por Luciano Ribeiro
Como diz o ditado: “Ciúmes é como sal, na quantidade certa traz um tempero gostoso para o relacionamento, mas quando passa dos limites, estraga a comida!”
Todo relacionamento, seja de anos ou semanas, requer um pouquinho de ciúmes, mas algumas pessoas exageram na dose e acabar estragando tudo… Existem diversos tipos e ciúmes, para diferentes tipos de pessoas e de acordo com seus temperamentos, vale a pena analisar cada um deles para não cair na armadilha desse sentimento complexo!
Ausência de ciúmes!
Em alguns relacionamentos, ao invés do excesso de ciúmes há a escassez do mesmo. Parece mentira, mas isso existe. Há pessoas que confiam no seu taco e na lealdade do parceiro e acabar deixando de lado qualquer resquício de ciúmes, parece ótimo, mas não é. Em casos assim, normalmente uma das partes não se alegra com a total falta de ciúmes, e isso é preocupante, pois desperta pensamentos como “será que meu parceiro tem outra?”, “será que ele não me acha atraente?”. Isso pode fazer com que a parte insatisfeita venha a provocar ciúmes desejando ser notada, o que pode levar ao desgaste e fim da relação.
Ciúmes doentio!
Como tudo na vida há o segundo lado da moeda, para alguns falta a presença do ciúme e para outros sobra literalmente, existe o ciúmes doentio.
Casos de ciúmes doentio não são tão incomuns e na maioria das vezes é o que predomina em mais de 65% dos relacionamentos.Nesses relacionamentos existe a presença marcante de violência física e verbal. A vítima é tida como propriedade do parceiro, não podendo sequer cruzar o olhar com alguém do sexo oposto, correndo inclusive risco de morte. Obviamente casos assim são extremos tratados inclusive como doenças que precisam de tratamento e ajuda imediata.
Mas como descobrir se o nível de ciúmes no seu relacionamento é saudável?
O segredo é perceber se suas atitudes tem prejudicado de alguma forma seu parceiro, como diz a máxima: “o amor não faz mal ao próximo”.
Há maneiras simples de resolver a questão “ciúmes” uma conversa franca e transparente pode resolver o problema. Se o excesso de ciúmes tem causado desentendimento, é porque a quantidade de sal passou dos limites. Empurrar o problema com a barriga só piora a situação. Se tiver incomodado, o momento de resolver é hoje! Se o seu ciúmes tem te levado a vasculhar a vida do parceiro desconfiando até de seus pensamentos é hora de agir e resolver a questão. Tudo em excesso faz mal, o segredo é saber moderar.
relacionamentoestavel
Nenhum comentário :
Postar um comentário
Obrigado pelo(s) seu(s) comentário(s)