.date-header {display:none;} .post-footer{display:none}

terça-feira, 31 de dezembro de 2013

As Tradições e Superstições de Réveillon Pelo Mundo

Por Stella Rios


Com mais um Réveillon batendo à porta, os tradicionais rituais para atrair sorte no ano novo que se inicia começam a ser resgatados por muitas culturas ao redor do mundo.  Cheia de simbolismos e comemorada, na maioria dos casos, à meia-noite do dia 31 de dezembro, a mudança no calendário é rodeada de superstições curiosas.
Por isso, conheça, a seguir, as tradições de Ano-Novo realizadas em oito culturas para encher de bons fluidos a chegada de mais 12 meses.



 China
Como seguem o calendário lunar, elaborado com base no tempo em que a Lua leva para dar uma volta em torno da Terra (o percurso leva cerca de 29 dias e 12 horas), os chineses costumam comemorar  o Ano-Novo entre o fim de janeiro ou começo de fevereiro. Antes da celebração, a tradição é limpar a casa para afastar os maus espíritos. À meia-noite da virada, todos comem o guioza, prato típico da cultura.  

Japoneses
Festeiros, os nipônicos comemoram a chegada do Ano-Novo durante três dias. Na virada, eles costumam comer macarrão, que representa uma vida longa, além de irem a um templo para rezar e pedir boa sorte nos próximos meses. 

Alemanha
Na ceia de Ano-Novo, os alemães preparam pratos com leitão e enchem as mesas com porcos em miniatura feitos de marzipã (massa doce), açúcar, massa de biscoito ou chocolate, pois o animal simboliza boa sorte.   

Estados Unidos
Na terra do Tio Sam,  a tradição mais famosa é o lançamento da bola de Réveillon da Times Square, em Nova York, às 23h59. No ritual, uma grande bola presa num edifício faz uma descida de um minuto, chegando exatamente à meia-noite ao chão.

Dinamarca
À meia-noite do dia 31, os dinamarqueses costumam subir e pular de cadeiras para banir todos os maus espíritos e trazer boa sorte, além de quebrar pratos nas portas de seus amigos como prova da amizade e lealdade.  

Holanda
Nesta época, em algumas cidades, os holandeses acendem fogueiras nas ruas para queimar árvores de Natal. Além disso, mergulham em uma série de lagos, canais e no Mar do Norte.

Espanha
No dia 31 de dezembro, quando dá meia-noite, os espanhóis comem 12 uvas, uma para cada badalada do relógio. A tradição visa trazer boa sorte para cada mês do novo ano.

Itália
Em Roma, uma das tradições durante os festejos do primeiro minuto de um novo ano é pular da Ponte de Santo Ângelo para dentro do Rio Tibre. O salto é considerado muito arriscado porque o rio é raso demais para suportar mergulhos desse tipo e água é muito fria.
Terra

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigado pelo(s) seu(s) comentário(s)