Páginas

sábado, 8 de fevereiro de 2014

A Casa do Benim Recebe a Exposição “O Carnaval e a imagem da cidade”

Por Stella Rios


A Casa do Benin, espaço vinculado à Fundação Gregório de Mattos (FGM) recebe a exposição “O Carnaval e a imagem da cidade”, que será aberta na terça-feira (11). A mostra será composta por imagens do Arquivo Histórico Municipal e vai expor fotografias históricas da festa, que vem se transformando com o passar dos anos
As fotografias mostam a evolução do do Carnaval a partir dos anos 50 do século passado, quando a festa era caracterizada pelos desfiles de carros alegóricos de entidades e clubes sociais de Salvador. Em 1960 a festa começou a se popularizar e blocos tomaram conta das ruas.

Em 1970 o trio elétrico começou a se tornar a grande atração da folia baiana. Nos anos de 1980 a axé music vira a trilha sonora da festa e no início de 1990 os camarotes passam a fazer parte do cenário da folia. A mostra apresenta também a história dos afoxés e blocos afro, que expressam a sua riqueza cultural nas ruas e se transformam no fenômeno que são hoje.
Os filhos de Osmar se apresentando ainda como "Armandinho e o Trio Elétrico Dodô e Osmar". Posteriormente, a banda viria a se chamar Trio Elétrico Armandinho, Dodô e Osmar. (Foto: Família Macedo / Arquivo Pessoal)
Betinho, Armandinho e Aroldo em trio elétrico na década de 1970 (Foto: Família Macedo / Arquivo Pessoal)



A mostra fica em cartaz até o dia 7 de março, de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, com entrada gratuita. A Casa do Benin localiza-se na Rua Padre Agostinho Gomes, nº17, Pelourinho.
Serviço:
O quê: Exposição “O Carnaval e a Imagem da Cidade”
Quando: 11/02 a 17/03 (segunda a sexta-feira), das 10h às 18h
Onde: Casa do Benin – Rua Padre Agostinho Gomes, nº17, Pelourinho
Correio da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo(s) seu(s) comentário(s)