Estar atento a vários estímulos ao mesmo tempo é instintivo. O desafio é aprender a se concentrar em um foco sem perder a visão do todo.
Falar ao celular, ler tweets, ver o noticiário na televisão e ainda acompanhar o movimento da timeline no Facebook. Atividades comuns do dia a dia, realizadas de maneira simultânea, desafiam a capacidade de se manter concentrado. A atenção é um processo cognitivo, relacionado ao conhecimento, assim como a linguagem e a memória, e serve de base para todas as demais funções de nosso organismo. Existem dois tipos de atenção – a concentrada e a dividida – e o desafio é atingir o equilíbrio entre elas.
Estar concentrado significa manter o foco e ser menos atraído por distrações, modelo inverso do sistema dividido, em que várias atividades são realizadas ao mesmo tempo. “Quando não há equilíbrio entre os dois modelos, pouca neuroplasticidade é gerada. Ou seja, o cérebro diminui sua capacidade de gerar novas ligações entre os neurônios e a aprendizagem é afetada”, diz Geraldo Possendoro, médico e psicoterapeuta em medicina comportamental do Departamento de Psicobiologia da Unifesp.
Atingir o equilíbrio perfeito é difícil porque a atenção concentrada se desenvolve a partir de relacionamentos sociais e necessidades próprias, ao contrário da dividida, que tem raízes instintivas. É preciso treinamento na hora de “domar” a mente e isso é conseguido, segundo a psicóloga Sabrina Gasparetti Braga, buscando sentido para as coisas. “Organização é fundamental. Pensar sobre a real necessidade da tarefa nos ajuda a perceber sua importância. Quanto mais clara for a finalidade, maior será o grau atencional”, afirma.
Outra forma de aumentar a atenção concentrada é interagir em grupo. “Conversar e discutir no trabalho, por exemplo, ajuda a estabelecer relevância ao assunto e a despertar o foco com mais clareza”, diz Sabrina. O estímulo da neuroplasticidade também acontece quando pais ajudam filhos no dever de casa. “As crianças despertam o círculo de concentração nesses momentos. Para não distraí-las, mantenha aparelhos desligados e materiais na mesa”, afirma Possendoro.
FONTE: IG São Paulo
Nenhum comentário :
Postar um comentário
Obrigado pelo(s) seu(s) comentário(s)