.date-header {display:none;} .post-footer{display:none}

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Protestos reivindicam "essência do que o Brasil precisa" ,diz atriz Fernanda Motenegro

Por Luciano Ribeiro
Para a atriz Fernanda Montenegro, 83, os protestos que mobilizam milhares de brasileiros na noite desta segunda-feira (17) são resultado de um momento de reivindicação política muito clara. "Não partidária, mas de reivindicação da essência do que o Brasil precisa: escola, saneamento, liberdade de expressão. Começou por causa de 20 centavos e, hoje, já se reivindica tudo que o brasileiro tem extrema necessidade e, até agora, por mais que já se tenha todo um atendimento às famílias mais carentes, com a bolsa-família, isso não foi atendido. O ser humano não vive só com isso [alimentação básica]. Há outras coisas que precisam ser vistas, principalmente educação e saúde", opinou, na abertura da exposição em homenagem ao remake de "Saramandaia" no MAR - Museu de Arte do Rio.
A vernissage faz parte do lançamento da novela, que estreia na próxima segunda-feira (24), às 23h, e reuniu o elenco e a direção da Globo no museu na Praça Mauá, centro do Rio, na mesma área em que ocorreram os protestos e uma bomba explodiu próxima ao prédio da Alerj - Assembleia Legislativa do Rio.
"Saramandaia" foi exibida pela primeira vez em 1976, durante o regime militar, e ficou conhecida como uma obra de realismo fantástico, em que personagens têm asas, explodem e pegam fogo. José Mayer, que interpreta um prefeito conservador na trama adaptada da obra de Dias Gomes, fez um paralelo seu personagem e a política atual. "Seria bom que os políticos brasileiros dessem "a pinta" que o Zico dá [no folhetim, o prefeito expele formigas pelo nariz quando está nervoso ou em momentos de tensão]. Se os poderosos tivessem um sinal estranho que a gente identificasse logo que são corruptos".
O ator também vê uma "coincidência feliz" com a estreia da novela e as manifestações recentes. "A novela expõe exatamente este contraponto entre o conservadorismo de direita - representado pelo meu personagem (Zico) - e os jovens, que são os saramandistas".
Sobre os jovens manifestantes, José Mayer acredita que pode resultar em uma expressão legítima. "Só lamento que alguns vândalos se aproveitem, mas a gente vai compreender e saber quem são os aproveitadores", afirmou o ator.


A exposição de "Saramandaia" ficará aberta ao público de 18 a 21 de junho e mostra os bastidores da produção, principalmente no que diz respeito aos efeitos especiais. Além disso, serão mostrados os bastidores da criaçãodos elementos fantásticos da novela, como a transformação em lobisomen de Aristóbulo (Gabriel Braga Nunes) e o segredo do sobrepeso da Dona Redonda (Vera Holtz).

Fonte: Uol

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigado pelo(s) seu(s) comentário(s)