Por Luciano Ribeiro
A acidez é uma sensação de que o estômago está a "queimar". No artigo de hoje vamos dar algumas dicas de como prevenir e tratar a acidez no estômago.
Porque ficamos com acidez no estômago?
A acidez no estômago resulta de perturbações gástricas, que podem ser hiperacidez (excesso de suco gástrico no processo digestivo) ou a hipoacidez (taxa de suco gástrico abaixo do necessário para o processo digestivo).
De um modo geral essas perturbações surgem em consequência do uso de bebidas alcoólicas, uso constante de alimentos muito quentes ou gelados, mastigação insuficiente, condimentos picantes, alimentos industrializados e gordurosos, o café, o chocolate e também molhos à base de tomate, entre outras combinações de alimentos.
Quais os sintomas da acidez no estômago?
Uma forte sensação que o estômago está a "queimar", produção excessiva de gases intestinais, mau-hálito, falta de apetite, dores fortes na região do estômago e às vezes falta de ar, são os principais sintomas da acidez no estômago.
Como tratar a azia ou acidez de forma natural?
Quando sofrer de acidez não se deite. Mantenha-se de pé para que o ácido gástrico permaneça no estômago e quando se for deitar erga sempre a cabeceira da cama dois a quatro centímetros.
Para aliviar a sensação de acidez sugerimos que tome infusões de aipo, malva, tília ou camomila, à razão de três gramas por cada chávena de água a ferver (sempre 30 minutos antes das refeições ou quando sentir dores). Também são muito boas as infusões de arnica e dente-de-leão.
Para quem não gosta de infusões, existem alguns alimentos que aliviam a acidez. Os mais importantes para atenuar a dor e acidez são:
Batatas (ralar as batatas cruas e espremer através de um pano fino);
Cenouras
Couve-flor cozida
Sumo de alface (aproveitam-se as folhas e os talos; tomar uma chávena meia-hora antes do almoço).
Como prevenir a acidez no estômago?
Para prevenir a acidez, sugerimos que tome às refeições uma pequena colher de vinagre de maçã. Consuma preferencialmente iogurte natural, mel de abelhas e escolha alimentos ricos em fibras.
Fonte:harmoniaesaude
Nenhum comentário :
Postar um comentário
Obrigado pelo(s) seu(s) comentário(s)