Ter a empresa em casa
pode realmente ser ótimo, se o empreendedor for organizado. Se não souber
separar negócios e família, pode virar uma grande bagunça. Outro aspecto
importante é verificar se a lei do seu município permite a instalação do
negócio no local. Veja essa e outras dicas para ter um negócio em casa.
1. Esteja dentro da lei
O ponto crucial para
começar o negócio em casa é checar se a lei municipal autoriza o funcionamento
da empresa no local. “Tem que verificar na lei e no município se a atividade é
permitida. Em São Paulo, por exemplo, ele deve ir até a subprefeitura do bairro
e fazer uma consulta. Se for uma zona estritamente residencial, a prefeitura
não autoriza nenhuma atividade econômica”, indica Claudia Regina Latorre, consultora
do Sebrae-SP. Antes de fazer esta consulta, é essencial saber definir bem a
atividade que vai exercer, pois a autorização vai variar conforme o tipo de
empresa.
2. Seja disciplinado
Não é porque você vai
trabalhar em casa que precisa ficar o dia todo de pijama ou não estabelecer
horários para fazer as tarefas da empresa. “Para que a coisa flua é muito
importante determinar o horário que vai trabalhar, como se fosse sair para uma
empresa”, diz Valéria Duarte, personal organizer.
Para Claudia, é preciso
seguir mesmo a rotina de quem vai sair de casa para trabalhar. “Acorde, tome
café e se vista para o trabalho. Precisa ter um comportamento. Isso é
fundamental ou não vai conseguir evoluir e vai acabar misturando o dia-a-dia
com o trabalho”, diz. Para tudo isso, é preciso ter disciplina e avisar toda a
família que, apesar de estar em casa, você está em horário de trabalho.
“Precisa de disciplina e regras”, diz Claudia.
Fonte: Exame
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