Por Luciano Ribeiro
Alongamentos são exercícios para aumentar a flexibilidade muscular que possibilita ampliar e agilizar qualquer movimento corporal.
Alongamentos são exercícios para aumentar a flexibilidade muscular que possibilita ampliar e agilizar qualquer movimento corporal. Quanto mais longo o músculo maior será a capacidade de movimentá-lo.
Trás vários benefícios para a saúde em geral: diminui as tensões musculares; proporciona leveza nos movimentos; previne lesões musculares; estimula a circulação sanguínea e assim aumenta a capacidade de raciocínio; relaxa o corpo e a mente; melhora a respiração e ainda prepara o corpo para prática de qualquer atividade física para emagrecer.
Por que fazer alongamento?
Para equilibrar a musculatura e promover elasticidade corporal que é perdida quando se leva uma vida sedentária ou até mesmo quando se pratica pouca quantidade de exercícios físicos. Mas mesmo quem pratica bastante (exemplos: corrida, natação ou ciclismo) pode ter uma redução de flexibilidade. Praticando ou não atividades físicas, fazer alongamento é imprescindível para evitar o encurtamento das fibras musculares, problemas na estrutura óssea, dores lombares ou qualquer lesão muscular.
Antes de tudo é necessário fazer um aquecimento e treinar a respiração. Quando se respira profundamente (inspirar e respirar) toda a musculatura passa a ficar relaxada. Mas da mesma forma que o alongamento pode ser benéfico ele pode ser também prejudicial caso seja feito em excesso. Deve ser feito aos poucos, mas regularmente para o corpo se acostumar e passar a adquirir flexibilidade.
Para incluir o alongamento no seu dia-a-dia, faça algo que goste, como por exemplo, ouvir uma música ou assistir TV. Assim fica mais prazeroso praticar o alongamento.
É recomendável que seja feito antes ou depois que qualquer atividade física ou quando sentir qualquer tensão muscular. Depois de alongar o músculo você pode contraí-lo por alguns instantes e voltar alongá-los novamente.
Formas para fazer o alongamento:
1º – Deite de costas e segure as pernas próxima as coxas e a barriga;
2º – Cruze as pernas e com a mão esquerda segure a coxa direita e torça o tronco para o lado oposto e faça o mesmo movimento com a mão e perna direita;
3º – Ainda de pernas cruzadas, com a mão direita segure a cintura, estique os braços e incline o tronco para o lado inverso;
4º – Estique as penas e depois puxe levemente cada pé até a barriga;
5º – Encoste o pé direito até a virilha e incline o tronco tentando segurar o outro pé;
6º – Em pé dobre o braço esquerdo ou direito atrás da cabeça e estique o cotovelo para baixo.
Nenhum comentário :
Postar um comentário
Obrigado pelo(s) seu(s) comentário(s)