.date-header {display:none;} .post-footer{display:none}

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Desespero dos Homens: A "TPM"!

Surfando Com a Notícia



Você ouve a palavra TPM e já tem vontade de sair correndo gritando pelas ruas, arrancando todos os cabelos? Relaxe, lindinho. A Prima hoje vai te explicar tudo sobre a TPM, e te dar dicas do que fazer para lidar mais facilmente com essa síndrome feminina sem correr muitos riscos de sofrer com a chegada dela.

Todo homem já sofreu, pelo menos uma vez na vida, os efeitos da famosa TPM. Quem é casado, namora, é enrolado, fica ou convive em qualquer aspecto (até no profissional) com uma mulher, vive mensalmente dias em uma zona de perigo, causada por esse fenômeno tipicamente feminino e que é motivo para inúmeros problemas. Mesmo sendo algo freqüente, a maioria das pessoas – e não só os homens – não sabe como lidar com esse período, o que fazer para amenizar as tensões e, principalmente, o que não fazer. Então, vamos lá caçar esse fantasma! Preparados?


O que é a TPM



A famosa TPM é a Tensão Pré-Menstrual, conhecida no campo da saúde como Síndrome Disfórica Pré-Menstrual. Consiste em um desequilíbrio hormonal que acontece no organismo feminino em razão de seu ciclo menstrual, desequilíbrio este que pode afetar de forma direta e ampla o comportamento da mulher. Como o próprio nome diz, ocorre antes do período menstrual, podendo começar até duas semanas antes da menstruação, e geralmente dura poucos dias. Biologicamente falando, a TPM ocorre em razão da diminuição do nível de serotonina no corpo da mulher (que é a substância responsável pela sensação de bem-estar e calma) causado pela ação da progesterona, associado também ao aumento da prolactina (que indica o nível de stress) em razão da ação do estrógeno.





Mitos



Toda mulher tem TPM – Não! Embora seja extremamente comum, nem todas as mulheres sofrem da TPM, e nem toda TPM é grave o suficiente para justificar todos aqueles casos que seus amigos contam de mulheres enlouquecidas em período pré-menstrual. Em uma proporção nada científica, diria que em um grupo de 100 mulheres, aproximadamente 80 delas sofrem de TPM, e dentre essas somente 8 apresentam um quadro “grave”, onde os clássicos sintomas aparecem de uma maneira bastante intensa. Ou seja, em um grupo de 100, há pelo menos 20 mulheres que não sofrem de TPM. Então, uma mulher sem TPM não é assim tããããããããooooo raro como dizem, viu meninos?


TPM é frescura de mulher e desculpa para fazer barraco – Não mesmo. Não posso negar que tem muita mulher por aí que adora usar a TPM como desculpa para todas as suas mancadas, mas elas não são a maioria. De fato, as mulheres que sofrem de TPM, especialmente os casos graves, não têm como controlar de forma ABSOLUTA as reações que acontecem no seu corpo. É óbvio que, com um pouco de esforço, paciência, auto-conhecimento e principalmente orientação médica especializada, é possível diminuir ou até mesmo controlar os sintomas. Mas não pense que é algo fácil. Diria que o ato feminino de controlar uma TPM tem a mesma complexidade do ato masculino de controlar de forma absoluta uma ereção (ou vai me dizer que você nunca teve uma ereção em um momento impróprio e passou vergonha por não conseguir evitar que isso acontecesse?). Então, deixe de lado esse papinho machista de que TPM é frescura, porque não é. Fiquem espertos e não cometam a gafe de tentar banalizar algo que é puramente biológico!

Fica a dica


Estimule sua esposa, namorada, companheira, parente, etc.., a sempre procurar orientação médica especializada. Há várias formas de tratamento da TPM, e os resultados são fantásticos. Só um detalhe: jamais dê essa sugestão durante uma crise de TPM se você quer continuar vivo, lindinho. Seja inteligente e espere os hormônios se acalmarem para que sua dica tenha o efeito desejado e não vire um motivo a mais pra explosão das reações da TPM. Comportamento estratégico, sempre! 

O que o homem pode fazer para lidar bem com a TPM?

Se você quer uma receita para acabar com a TPM da mulher, desista. Mas há muitas coisas que você pode fazer e muitas coisas que você não deve fazer para tornar esse período mais amistoso.

  • Sexo: é o principal maneira de acalmar a fera. Saiba se sua amada  fica mais propensa ou não nessa época. Se o desejo aumenta faça bastante sexo. Agora, se for ao contrário, o melhor a fazer é deixar ela quietinha.

  • Não diga que ela está de TPM – nada é mais enlouquecedor para uma mulher do que ouvir “ah, você está é de TPM!”. Pronto. Acabou o mundo. Ela sabe que está de TPM, pode ter dificuldades de admitir isso, e a última coisa da qual ela precisa é de ficar sendo lembrada da TPM a todo momento, principalmente se ela não sabe lidar direito com essa síndrome.
  • Segure as críticas – em período de TPM a mulher tem dificuldade de lidar com qualquer tipo de crítica. Portanto, nada de falar que ela está comendo demais, que ela está com o cabelo estranho ou precisando de cuidado, ou que a roupa dela não está boa. Se achar extremamente necessário fazer uma crítica, faça da maneira mais sutil, carinhosa e delicada possível. Mas se puder evitar, evite. Uma crítica é o perfeito estopim para uma crise de choro ou de baixa de auto-estima nesse período. O melhor caminho é exatamente o oposto disso, procure elogiar sua MULHER. Mas faça elogios de uma maneira sincera e moderada, porque algo extremamente forçado fica muito óbvio e com cara de coisa “montada”, e pode acabar virando uma arma. Bom senso! Bom senso!

  • Se ela pisar na bola, modere ao apontar o erro – se sua garota fez algo que o chateou de alguma forma, você deve mostrar a ela o seu descontentamento. Mas mostre de forma inteligente: marque sua insatisfação de uma maneira sutil inicialmente, e deixe para falar sobre isso depois que a TPM passar. Não é porque sua garota está de TPM que ela tem o direito de fazer e falar o que bem entender, e você tem que ficar ali, com cara de paisagem, aceitando tudo. De fato é um período complicado para a mulher, mas se ela é plenamente capaz, pode perfeitamente ter um mínimo de noção das ações e tem que saber arcar com as conseqüências dos atos. A TPM gera muitas atitudes equivocadas, mas não tira completamente o discernimento da mulher nem a torna incapaz. Tudo tem seu limite, e nada melhor que o bom senso pra ditar exatamente onde há possíveis exageros ou comodismos, tanto da sua parte quanto da sua garota.

  • Dê espaço para ela, sem abandoná-la – alguns danadjenhos ficam tão desesperados nesses períodos que começam a grudar em suas garotas, querendo conversar a todo momento para que elas desabafem, ou querendo proporcionar uma overdose de carinhos e cafunés. Não! Tudo tem seu limite. As mulheres em uma crise de TPM precisam também do seu espaço, sem vocês por perto o tempo inteiro. Deixe ela respirar! Nada de ficar ligando de 5 em 5 minutos, ou de ficar pendurado no pescoço dela o tempo inteiro. O segredo é estar sempre disponível, ir observando as reações e ir distribuindo o tempo entre uma ação e outra. Cada homem conhece a mulher que etem e saberá como agrada-lá.

  • Evite a famosa D.R. – o que pode ser mais trágico que uma discussão fomentada por alteração hormonal que causa irritação, alteração de humor e stress? Difícil de imaginar, não é? Então, se sua garota tentar uma D.R. (Discussão de Relação), tente evitar que isso prossiga, até que a TPM passe. Relembrar bons momentos do casal, viagens românticas, cenas inesquecíveis e/ou qualquer outra coisa que aceite como trilha sonora a mais melosa música de amor são boas táticas. Quando a TPM passar, se você achar pertinente, retome o assunto e discuta a relação ou permita que ela o faça. Acreditem, uma D.R. pode ser saudável, nem sempre é o bicho de sete cabeças que pintam. 

Fora isso, usem o bom senso. É só lembrar que paciência, carinho e compreensão são as chaves do sucesso para lidar com a TPM. E se os sintomas forem recorrentes ou você perceber um agravamento, não deixe de alertar  sobre isso. Mas de maneira inteligente, é claro, e depois que a TPM passar!(homensenfrescura)

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigado pelo(s) seu(s) comentário(s)