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terça-feira, 1 de abril de 2014

O Que é Feito Com os Indicadores da Educação

Surfando Com a NotíciaPor Luciano Ribeiro

Como os dados gerados pelas avaliações externas de desempenho têm sido usados pelos gestores e o que emperra o aproveitamento de todo o potencial dessas informações


Ainda no primeiro semestre deste ano, escolas e sociedade em geral conhecerão os resultados das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), aplicadas a mais de sete milhões de estudantes em 2013. Criado para ser um termômetro da situação educacional brasileira, o sistema enfrenta dificuldades para se converter em práticas na escola ou políticas públicas orientadas por indicadores de desempenho, o que faz com que muitos se perguntem: afinal, os dados gerados pelas avaliações de larga escala se transformam no quê?


Como se sabe, o Saeb é composto por três exames. Enquanto a Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) verifica os níveis de alfabetização dos alunos do 3º ano do ensino fundamental, a Avaliação Nacional da Educação Básica (Aneb) e a Prova Brasil avaliam o desempenho em matemática e língua portuguesa dos estudantes do 5º e 9º anos do ensino fundamental e os do 3º ano do ensino médio. Os primeiros resultados a serem publicados neste ano são da ANA, realizada pela primeira vez no ano passado. As informações serão liberadas para as escolas em março e, para o público, até 31 de maio, segundo previsões. Já a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc), mais conhecida como Prova Brasil, terá seus dados divulgados em junho para diretores e professores, e estará disponível para consulta pública até 31 de julho. Até essa data, também serão conhecidos os resultados da Aneb. Esta última não é enviada antes para as escolas por se tratar de um exame amostral que avalia as redes e sistemas de ensino, e não cada escola individualmente.revistaescola

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