Estudo desenvolvido na
FFCLRP (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto) da USP
evidencia a distância de compreensão que estudantes, com idade entre 15 e 18
anos, e professores da rede pública têm das finalidades do uso da internet.
O autor da pesquisa, o
psicólogo Fabiano Simões Corrêa, concluiu em maio o mestrado "Um estudo
qualitativo sobre as representações utilizadas por professores e alunos para
significar o uso da internet", que levou três anos para ser desenvolvido.
Mas, para o pesquisador, se o levantamento fosse feito nos dias atuais, o
resultado poderia ser outro. A constatação é o reflexo da velocidade e do
impacto que esse "meio de comunicação" vem causando nas relações da
sociedade.
Corrêa comenta que um
aspecto interessante da aprendizagem para o aluno é que quando você pergunta
para ele qual a diferença de aprender na escola e aprender na internet, e ele
responde que na internet é tudo muito rápido, muito direto. "Ele vai na
informação de uma forma prática. O aluno tem muito essa percepção, essa
representação da internet, que ela é um instrumento muito bom por ser direta e
rápida."
Já os professores
revelaram o lugar paradoxal em que se tornou o espaço escolar. Há um lado de
discurso hegemônico de que a escola deveria se atualizar com a absorção das
novas tecnologias da informação, mas que carece de investimentos concretos, e
da negatividade da internet que rotula a utilização pelos alunos como
"superficial".
O estudo foi realizado
sob a orientação do professor Sérgio Kodato, e teve o objetivo de contribuir
com reflexões que auxiliem as práticas pedagógicas e didáticas capazes de
subsidiar políticas públicas de inclusão digital, em instituições públicas de
ensino. A pesquisa foi feita em uma escola pública da cidade de Ribeirão Preto.
No local, havia mais de dois mil alunos, mas apenas 20 computadores para os
estudantes e salas de aula sem acesso à internet.
Certo medo da internet
Para Corrêa, o
professor tem certo medo da internet, pois ninguém fala muito bem para ele como
deve utilizá-la. "O medo está neste aspecto. Não acho que o professor
tenha medo de ser substituído pela internet, o medo é na verdade um sentimento
de impotência de não estar muito claro como é que se utiliza a internet na
escola. Precisamos de mais pesquisa nessa direção, para indicar os
caminhos."
Segundo a pesquisa de
Corrêa, na visão da maioria dos professores e mesmo no senso comum escolar, o
estudante fica somente dedicado às redes sociais com coisas que são
consideradas fúteis. Mas na prática, o uso dessas ferramentas podem ser
positivas. "O aluno usa de forma predominante as redes sociais, mas por
meio das redes ele consegue se comunicar, muitas vezes produzir conhecimento,
produzir relações produtivas, divulgar o pensamento dele, se expressar politicamente,
ajudando a construir uma inteligência coletiva."
Observando a distância
entre as visões do "estudante" e do "professor", Corrêa
destaca a reprodução do conflito entre os mundos dos adultos e dos
adolescentes. "Nós, os mais adultos, tendemos a olhar a utilização da
internet como superficial porque ela é diferente do que a gente conhece",
afirma. "Estávamos mais acostumados a nos relacionarmos com os veículos de
comunicação de massa como o rádio e a televisão e não temos muitas vezes a
capacidade de entender o que é esse fenômeno de comunicação em rede que eles,
adolescentes, estão fazendo."
Lembrando a velocidade
com que os temas se multiplicam nas redes sociais, o pesquisador sugere mais
estudos sobre o tema. "Não podemos ficar nesse viés do senso comum de que
a internet aliena, de que não é legal, é fútil", recomenda. "Vide o
que aconteceu recentemente com as manifestações que lotaram as ruas. Grande
parte dessa força, dessas manifestações foi graças à comunicação que aconteceu
via internet, das redes sociais. Acho que surpreendeu muita gente."
Segundo o pesquisador, "talvez hoje, se refizéssemos essa pesquisa, os
resultados seriam um pouco diferente, talvez isso já tenha mudado um pouco a
representação desse senso comum que a internet é algo fútil."
Fonte: UOL Educação
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