Por Luciano Ribeiro
Porque elas usam e
abusam de letras repetitivas, melodias simples e positivas - ou seja, poucas
notas musicais e sons que inspiram uma sensação de otimismo no ouvinte. Com
essa junção, a canção gruda no cérebro que nem chiclete. Quem é que não sabe de
cor a melodia e a letra de "Macarena", de Los Del Rio? Ou a sensação
do verão, "Festa no Apê", do Latino? Há muito tempo, a publicidade
descobriu que a simplicidade e a repetição são o caminho para fazer o público
decorar sua mensagem. "Um dos elementos do jingle é justamente a
reexecução de melodia e letra dentro da mesma música", diz o compositor
Calique Ludwig, especialista em mensagens publicitárias musicadas. Mesmo assim,
os especialistas garantem que não existe uma receita infalível para uma música
grudenta - às vezes a tentativa dá certo, às vezes não. Tem algum jeito de se
livrar dessas pragas sonoras? Não existe "antídoto" 100% confiável,
mas há quem diga que a melhor maneira é repetir até o fim a famigerada canção.
Pode funcionar. Então, comece: "Hoje é festa, lá no meu apê..."
Fonte: Mundo Estranho
Nenhum comentário :
Postar um comentário
Obrigado pelo(s) seu(s) comentário(s)